Natureza

Os seres humanos estão a caminho de aniquilar 50 bilhões de anos de história evolutiva

Algumas de nossas espécies mais estranhas e maravilhosas provavelmente serão as próximas na fila para  a sexta extinção em massa durante a atual crise causada pelo homem .

De tartarugas Mary River de respiração punk e cabelo punk ( Elusor macrurus ) a sim-olhos grandes ( Daubentonia madagascariensis ) com seus estranhos polegares extras , nossas atividades estão dizimando muitos seres vivos notáveis.

“Estes são alguns dos animais mais incríveis e esquecidos do planeta Terra”, disse o filogenético Rikki Gumbs, do Imperial College London e da The Zoological Society of London.

“Desde lagartos sem pernas e pequenas cobras cegas a anfíbios cor-de-rosa chamados caecilianos , sabemos muito pouco sobre essas criaturas fascinantes, muitas das quais podem deslizar silenciosamente em direção à extinção.”

Mas não são apenas essas espécies individuais que estamos destruindo. Estamos cortando ramos inteiros de nossa árvore evolutiva da vida, de acordo com cientistas que estão se esforçando para entender exatamente o que estamos arriscando e como priorizar recursos terrivelmente inadequados , agravados pela pandemia atual .

Gumbs e uma equipe de pesquisadores internacionais usaram dados de risco de extinção para mais de 25.000 espécies, juntamente com um modelo que mostra a relação entre espécies vivas e extintas (uma filogenia ) para estimar quanto dessa história evolutiva estamos extinguindo.

Grupos de espécies intimamente relacionadas, como pangolins e antas, representam muitos anos de história evolutiva ao longo de um ramo da vida, que em breve poderia ser perdido para sempre. E existem espécies únicas e evolutivamente distintas – como os sim-sim – que são o único resultado remanescente de um ramo evolutivo muito longo.

Quando essas perdas são calculadas na árvore evolutiva, elas somam mais de 50 bilhões de anos de herança evolutiva atualmente em risco. É provável que isso seja uma subestimação, dado que ainda não existem dados suficientes sobre muitas espécies; também apenas fatores em animais com espinha dorsal que vivem em terra.

“Nossas análises revelam a escala incompreensível das perdas que enfrentamos se não trabalharmos mais para salvar a biodiversidade global”, alertou Gumbs.

“Para colocar alguns dos números em perspectiva, apenas os répteis perdem pelo menos 13 bilhões de anos de história evolutiva única, aproximadamente o mesmo número de anos que se passaram desde o início de todo o Universo.

Espécies evolutivamente distintas têm características e qualidades que não são vistas em outras partes do reino animal. Perder espécies com funções ambientais únicas pode levar a um maior desdobramento da teia da vida entre os ambientes.

Por exemplo, as antas desempenham um papel importante na germinação e dispersão de sementes ; portanto, perdê-las também pode afetar as plantas que compõem suas casas na floresta e, por sua vez, afetar os animais que dependem dessas plantas, e assim por diante – a pilha mais sombria de dominó .

“Nossas análises revelam que as concentrações de diversidade reptiliana altamente insubstituível coincidem com a pressão humana elevada” , escreveu a equipe em seu artigo.

Os répteis estão enfrentando maior perda de diversidade filogenética do que os anfíbios, aves e mamíferos. Eles residem nas áreas mais negligenciadas quando se trata de priorizar os esforços de conservação – regiões áridas e semi-áridas, particularmente no Oriente Médio e em partes da África. E mais da metade dos répteis identificados não possui dados de risco de extinção.

Aqueles em hotspots de biodiversidade, como o Caribe e os Ghats Ocidentais, enfrentam o maior risco de impactos humanos – essas áreas se beneficiariam mais da regeneração de habitats, explicam os pesquisadores, o que também pode trazer enormes benefícios para todos nós .

“Sabemos de todos os dados que temos para espécies ameaçadas, que as maiores ameaças são a expansão da agricultura e a demanda global por carne”, disse Gumbs a Amy Woodyatt, da CNN .

“Não é tarde demais – podemos identificar essas áreas e, ainda assim, onde essas espécies se apegam, podemos influenciar as ações de conservação para protegê-las e restaurá-las”.

Esta pesquisa foi publicada na Nature Communications .

Créditos : Science Alert TESSA KOUMOUNDOUROS