Mundo Natureza

Metade da Terra ainda pode ser salva de danos humanos, revela estudo

Simplesmente não há como negar o fato de que os humanos alteraram drasticamente, desenvolveram e saquearam grande parte do mundo natural para nossos próprios fins. Mas quanto da superfície do planeta permanece livre de nossa influência freqüentemente maligna?

Se fôssemos mapear a Terra procurando apenas sinais da pegada da humanidade nas paisagens, quanto da superfície terrestre descobriríamos que ainda não havia sido construída em cidades, extraída de recursos ou arrasada para cultivar, em vez de ser deixada sozinha em um estado inalterado?

Em um novo estudo , os cientistas compararam números de quatro conjuntos diferentes de dados espaciais para responder a essa pergunta. Embora cada um dos conjuntos de dados use diferentes tipos de metodologias e sistemas de classificação, em média, os pesquisadores dizem que aproximadamente metade (48 a 56%) da terra do mundo mostra influência ‘baixa’ dos seres humanos.

“Embora o uso humano da terra esteja ameaçando cada vez mais os habitats naturais remanescentes da Terra, especialmente em áreas mais quentes e hospitaleiras, quase metade da Terra ainda permanece em áreas sem uso intensivo em larga escala”, diz o cientista ambiental Erle Ellis, da Universidade de Maryland-Baltimore County .

010 impacto humano na metade da terra 1

(Riggio et al., Global Change Biology, 2020)

Acima:  Áreas de baixo impacto humano (verde), com roxo mostrando áreas de maior impacto.

Embora os números possam inspirar muitos – destacando a grande extensão de terras significativamente intocadas que ainda podem ser protegidas por medidas de conservação – o estudo também serve para ilustrar quanto da Terra já foi ocupada e utilizada pela empresa humana.

Atualmente, apenas um quarto (20 a 34%) da superfície terrestre sem gelo do planeta mostra sinais ‘muito baixos’ de influência humana, dizem os pesquisadores, e as partes do planeta que deixamos sozinhas até agora constituem alguns dos lugares menos habitáveis ​​da Terra.

Desde mitigar os impactos das mudanças climáticas à reciclagem de nutrientes e fornecer ar fresco, terras intocadas com ecossistemas em pleno funcionamento desempenham um papel indispensável para a nossa capacidade de existir neste planeta.

“Grande parte das partes de baixa e baixa influência do planeta é composta por paisagens frias (por exemplo, florestas boreais, prados montanhosos e tundra) ou paisagens áridas (por exemplo, desertos)”, escrevem os autores em seu artigo .

“Mais preocupante, <1% das pastagens temperadas, florestas tropicais de coníferas e florestas secas tropicais têm uma influência humana muito baixa na maioria dos conjuntos de dados, e as pastagens tropicais, manguezais e pastagens montanas também têm <1% da terra identificada como influência muito baixa em todos os conjuntos de dados . “

Em outras palavras, seja por meio da urbanização, silvicultura, agricultura ou outros meios, os seres humanos exerceram a maior influência nas paisagens da biodiversidade que apresentaram oportunidades fáceis e maduras para as necessidades humanas imediatas; em contraste, desertos sufocantes nos lugares mais quentes do mundo, ou terrenos baldios congelados em seus climas mais frios, foram ignorados.

No entanto, os pesquisadores dizem que os resultados mostrados aqui nos dão um marcador forte e claro que podemos usar para ajudar a enquadrar os esforços de conservação existentes e futuros , impedindo invasões em áreas de baixo impacto existentes e, ao mesmo tempo, recuperando áreas para conservação em terras que já foram explorado demais.

“Nossas descobertas sugerem que ~ 50% da superfície terrestre do planeta experimenta baixa influência humana e, como conseqüência, é possível realizar chamadas globais ousadas para preservar proativamente pelo menos 50% do planeta terrestre”, explicam os pesquisadores .

O estudo foi realizado para ajudar a informar a Convenção sobre Diversidade Biológica deste ano na China – uma reunião que foi adiada devido à pandemia do COVID-19 .

Dada a SARS-CoV-2 do vírus por trás do surto é amplamente pensado para ser um patógeno zoonótica que se espalhou para seres humanos de animais, o adiamento é apenas mais um exemplo de como pressionar estas questões de conservação são, a equipe diz.

“O risco humano para doenças como o COVID-19 pode ser reduzido com a interrupção do comércio e a venda de animais silvestres e a minimização da intrusão humana em áreas selvagens”, diz Andrew Jacobson, pesquisador de sistemas de informação geográfica (SIG) do Catawba College, na Carolina do Norte.

Além de nos protegermos de agentes patogênicos, precisamos agir rapidamente para proteger ou restaurar terras que até agora foram danificadas por mãos humanas.

Apenas cerca de 15% do planeta está sob alguma forma de proteção ambiental, dizem os pesquisadores, e ecossistemas intactos fora desses locais estão sendo rapidamente corroídos.

Agora há uma chance de desenhar uma linha na areia e dizer ‘não mais’.

“A conclusão encorajadora deste estudo é que, se agirmos rápida e decisivamente, haverá uma janela fina na qual ainda podemos conservar aproximadamente metade das terras da Terra em um estado relativamente intacto”, diz o biólogo da conservação e principal autor do estudo, Jason. Riggio da UC Davis.

Os resultados são relatados na Global Change Biology .

Fonte : PETER DOCKRILL Science Alert